A Pesquisa de Inovação (PINTEC) é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde o início dos anos 2000, seguindo as diretrizes metodológicas internacionais estabelecidas pelos Manuais de Oslo e Frascati, ambos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Assim, a PINTEC cumpre o papel de disponibilizar indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação nas empresas brasileiras, gerando um quadro amplo e detalhado da situação inovativa no Brasil, com a vantagem que tais indicadores podem ser comparáveis internacionalmente.

A última edição publicada, a PINTEC 2017, tem como referência o período 2015-2017 e dá continuidade à série iniciada com a PINTEC 2000 (triênio 1998-2000), seguida pelas pesquisas de 2003 (triênio 2001-2003), 2005 (triênio 2003-2005), 2008 (triênio 2006- 2008), 2011 (triênio 2009-2011) e 2014 (triênio 2012-2014).

A PINTEC fornece dados sobre inovação para as empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas, das seguintes atividades econômicas, segundo a CNAE 2.0:

  • seções B e C (Indústrias extrativas e Indústrias de transformação, respectivamente).

  • seção D (Eletricidade e gás).

  • divisões de Serviços 61 (Telecomunicações), 62 (Atividades dos serviços de tecnologia da informação), 71 (Serviços de arquitetura e engenharia; testes e análises técnicas) e 72 (Pesquisa e desenvolvimento científico), no grupo de Serviços 63.1 (Tratamento de dados, hospedagem na internet e outras atividades relacionadas), e na combinação de divisão e grupo de Serviços 58 e 59.2 (Edição e edição integrada à impressão; e Atividades de gravação de som e de edição de música).

A PINTEC tem duas referências temporais:

  • A maioria das variáveis qualitativas, entendidas como aquelas que não envolvem registro de valor, se refere a um período de três anos consecutivos. Por exemplo, as inovações de produto e/ou processo dizem respeito àquelas implementadas nestes três anos.

  • As variáveis quantitativas (gastos e pessoal ocupado em P&D, dispêndios em outras atividades inovativas, impacto da inovação de produto sobre as vendas e as exportações etc.) e algumas variáveis qualitativas (existência de projetos incompletos e uso de biotecnologia e nanotecnologia, por exemplo) se referem ao último ano do período de referência da pesquisa.

Os principais tópicos investigados pela última edição da PINTEC foram: as inovações de produto e/ou processo implementadas, incompletas ou abandonadas; as atividades inovativas desenvolvidas; os gastos com estas atividades; o financiamento destes gastos; o caráter das atividades internas de P&D e número, nível de qualificação e tempo de dedicação das pessoas envolvidas com estas atividades; os impactos da inovação no valor das vendas e exportações; as fontes de informação utilizadas; os arranjos cooperativos estabelecidos com outra(s) organização(ões); o apoio do governo; os principais métodos de proteção estratégicos; os problemas encontrados; e as inovações organizacionais e de marketing.

Os resultados da pesquisa permitirão, ao setor privado, aprofundar as análises de mercado obtendo um panorama detalhado da inovação no Brasil; e, aos governos, orientar o desenho e a implementação de políticas industriais na esfera nacional, regional e setorial.

Para a coleta de informações na PINTEC foram utilizadas entrevistas por telefone, através de sistemas de entrada de dados inteligentes, desenvolvidos especificamente para a pesquisa, que garantiram a consistência e homogeneidade das informações solicitadas (Computer-assisted Telephone Interviewing - CATI).