A Pesquisa de Inovação Semestral (PINTEC Semestral) é um levantamento estatístico, fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujo objetivo é a produção, de forma tempestiva, de uma nova geração de indicadores sobre inovação e temas correlatos.

A PINTEC Semestral investiga as empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas do setor industrial brasileiro, representado pelas seções B (indústrias extrativas) e C (indústrias de transformação) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.

A pesquisa tem periodicidade semestral para a coleta de informações das empresas selecionadas, mediante a aplicação de dois questionários distintos. Porém, o seu período de referência é anual para as estatísticas divulgadas. Dessa forma, no primeiro semestre de cada ano, será aplicado um questionário com temas e/ou questões rotativas e, no segundo semestre, um questionário com tema fixo que tratará, sobretudo, da inovação nas empresas. Ambos terão como período de referência o ano anterior ao da coleta.

Os resultados obtidos a partir do questionário cuja coleta de dados ocorreu no primeiro semestre serão divulgados em um volume de indicadores temáticos, enquanto os do segundo semestre em um volume de indicadores básicos, nos seguintes níveis:

  • Segundo a atividade econômica, no nível de 2 dígitos da CNAE 2.0.

  • Por faixas de pessoal ocupado.

Além de investigar a propensão a inovar das empresas, a pesquisa cobrirá lacunas fundamentais no Sistema Nacional de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando subsidiar o desenho, a implementação e o monitoramento de políticas públicas e estratégias empresariais.

Os resultados das pesquisas permitirã o, ao setor privado, aprofundar as análises de mercado obtendo um panorama atualizado da inovação e de temas correlatos no Brasil; e, aos governos, orientar o desenho e a implementação de políticas industriais na esfera nacional, regional e setorial.

Ao fornecer tanto um acompanhamento ativo da situação inovativa do país quanto um foco direcionado ao surgimento de novos desdobramentos no âmbito produtivo e inovativo brasileiro, a PINTEC Semestral representa, através de sua celeridade, uma forma de complementar as informações trazidas pela tradicional PINTEC, o que apresenta relevância destacada para estudos acadêmicos aplicados ao fenômeno da inovação.

No que tange ao conteúdo investigado na PINTEC Semestral, podem ser destacados aspectos distintos nas duas publicações de resultados:

A PINTEC Semestral: Indicadores básicos será realizada junto às empresas no segundo semestre de cada ano e conta com um questionário fixo, que se destina, sobretudo, à consolidação de informações básicas sobre a inovação nas empresas, por meio das seguintes variáveis: incidência das inovações de produto e/ou processo de negócios; realização e expectativas acerca dos dispêndios em atividades internas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); cooperação para inovação; e problemas e obstáculos à inovação.

Já a PINTEC Semestral: Indicadores temáticos será investigada no primeiro semestre de cada ano e seu questionário é flexível, a depender do foco contemplado na respectiva edição da pesquisa, isto é, investigará temas e/ou questões rotativas. Seu objetivo é abordar temas da atualidade de forma tempestiva, o que não era possível em uma pesquisa com a dimensão e a defasagem da PINTEC tradicional.

A PINTEC Semestral utiliza um modelo de coleta híbrido que mistura a Entrevista Telefônica Assistida por Computador (CATI – Computed Assisted Telephone Interview) com a Autoentrevista Assistida por Computador (CASI – Computed Assisted Self-Interviewing). A operacionalização ocorre em três etapas, descritas a seguir:

  • Contato telefônico realizado pelos agentes de pesquisa do Centro de Entrevistas Telefônicas Assistidas por Computador - CETAC do IBGE. Nessa etapa, os agentes apresentam os principais objetivos da pesquisa, realizam a confirmação cadastral da empresa, e buscam o informante ideal, ou seja, aquele capaz de prover as informações solicitadas pela pesquisa. Após a identificação do informante, é enviado um link de acesso ao questionário.

  • O informante acessa e preenche o questionário disponibilizado em versão web e o envia ao IBGE quando concluído. Se o informante preferir, no entanto, poderá responder ao questionário por entrevista telefônica, com o preenchimento dos dados sendo feito pelo agente de pesquisa do CETAC.

  • Se houver identificação de inconsistências nas respostas dos questionários, a equipe do CETAC novamente entra em contato com o informante da empresa, com o objetivo de corrigir as incoerências observadas.

As primeiras edições da PINTEC Semestral serão enquadradas no selo de ‘Estatística Experimental’ do IBGE. Isso se deve ao caráter de novidade da pesquisa, observado em diversos aspectos.

O primeiro deles se deve à escolha de uma nova forma de coleta, um modelo híbrido, onde o contato com os informantes e a apresentação da pesquisa é feita de forma assistida, por telefone, porém as respostas ao questionário são obtidas por autopreenchimento via web pelo informante. Essa forma de coleta implica em maiores cuidados para garantir padronização no entendimento dos conceitos da pesquisa.

Um segundo aspecto é a implementação da pesquisa em um formato de coleta de curta duração, aproximadamente três meses, o que implica em: realização de mudanças operacionais, como a incorporação de uma etapa de pré-coleta para melhoria do cadastro de contatos telefônicos com as empresas; e adoção de desenho amostral que contemple a viabilidade de execução da coleta no período disponível.

Cabe ressaltar um terceiro aspecto que justificou a obtenção desse selo: a incorporação de novos conceitos de inovação, a partir dos avanços e adequação às novas realidades, sugeridas pelo Manual de Oslo e pesquisas internacionais. E, ainda, a inclusão de temáticas novas, ainda não investigadas em profundidade pelo IBGE e que não possuem manuais e diretrizes internacionais, como por exemplo a adoção de tecnologias digitais avançadas pelas empresas.

Por se tratar de uma investigação experimental, espera-se que esses aspectos possam ser analisados e ajustados a partir da observação dos primeiro ciclos da pesquisa e dos estudos realizados pela própria Instituição e por seus usuários, no sentido de garantir a relevância e qualidade da PINTEC Semestral.