Nesse momento, o IBGE está realizando a coleta de informações da 4ª edição da PINTEC Semestral, que trata de indicadores temáticos de práticas ambientais.

O objetivo da pesquisa é a produção de uma nova geração de indicadores relacionados às práticas ambientais, à adoção de instrumentos de políticas públicas aplicados em sua realização e ao uso de biotecnologia nos processos de produção das empresas industriais brasileiras com 100 ou mais pessoas ocupadas.

Além de investigar aspectos associados às práticas ambientais nas empresas, a pesquisa cobrirá lacunas fundamentais no Sistema Nacional de Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando subsidiar o desenho, a implementação e o monitoramento de políticas públicas e estratégias empresariais.

A disponibilidade de estatísticas confiáveis e atuais depende, fundamentalmente, das informações prestadas. Assim sendo, se sua empresa foi contatada pelo IBGE para responder ao questionário, contamos com sua imprescindível colaboração respondendo à pesquisa PINTEC Semestral com a necessária agilidade e exatidão.

Deseja confirmar se o IBGE está realizando a pesquisa?
Verifique aqui

Consulte se sua empresa foi selecionada para participar da pesquisa

Por favor, Informe os 8 primeiros dígitos do CNPJ da sua empresa

Perguntas frequentes

Empresas selecionadas em uma amostra a partir de toda a população das organizações classificadas como natureza jurídica 2 (empresas), localizadas no Brasil, classificadas como pertencentes às indústrias extrativas e de transformação (seções B e C da CNAE 2.0) e que possuem 100 ou mais pessoas ocupadas.

Agentes do IBGE entrarão em contato com sua empresa a partir de telefones ou e-mail disponíveis para o instituto. Inicialmente, o agente identifica o informante ideal da empresa e conjuntamente determina uma data para o envio do formulário que deve ser respondido pelo informante. Se preferir, você poderá entrar em contato com a equipe da pesquisa pelo endereço eletrônico pintecsemestral@ibge.gov.br e se informar se sua empresa foi selecionada a participar.

A escolha das empresas que responderão o questionário da pesquisa ocorre através do uso de uma técnica estatística de seleção amostral aleatória e probabilística. Se sua empresa está incluída no grupo de selecionadas por essa metodologia, é muito importante que você responda o questionário, pois não há como substituir sua empresa por outra, pois isso poderia comprometer o caráter de aleatoriedade do processo, importante para a qualidade do método utilizado.

O informante poderá consultar o link https://respondendo.ibge.gov.br/, onde conseguirá verificar as pesquisas em campo e a identidade do entrevistador. Se preferir, também poderá entrar em contato com o IBGE através de chamada telefônica para 0800 721 8181 ou de envio de mensagem para o endereço eletrônico pintecsemestral@ibge.gov.br

Através do autopreenchimento, isto é, o informante receberá um link para preencher e enviar o questionário eletrônico por um sistema desenvolvido para a web. Se preferir ou tiver dúvidas, poderá optar por preencher o questionário com o auxílio por telefone de um técnico do IBGE.

Sugere-se, como informante ideal, representantes da empresa que tenham acesso a informações estratégias relacionadas à práticas ambientais, tais como: gestores de meio-ambiente, engenheiros de produção, analista/coordenador de segurança do trabalho ou cargos de gerência/diretoria com conhecimentos amplos sobre a estratégia da empresa.

Durante os meses de abril a junho, um agente do IBGE entrará em contato por telefone informando que sua empresa foi selecionada para participar da pesquisa. O questionário preenchido deverá ser enviado pelo sistema web da pesquisa ao IBGE até o fim de junho, impreterivelmente.

Não. A periodicidade da pesquisa é semestral, logo a cada semestre ocorre a coleta de informações. No 1º semestre de cada ano será realizada uma pesquisa temática (temas rotativos a serem escolhidos em cada edição) e, no 2º semestre, será realizada uma pesquisa sobre inovação e P&D (tema e perguntas fixas, isto é, repetidas a cada edição). Cabe ressaltar que embora a periodicidade seja semestral, o período de referência da pesquisa é sempre anual e as perguntas se referem à totalidade do ano anterior ao que o questionário está sendo preenchido.

Sim. Conforme o Decreto Nº 73.177 de 20 de novembro de 1973 que regulamenta a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968, modificada pela Lei nº 5.878 de 11 de maio de 1973, toda pessoa física ou jurídica é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE. Esta Lei também garante que as informações prestadas pelas empresas deverão ter seu sigilo assegurado pelo IBGE, além de garantir que essas informações não podem ter utilidade jurídica, fiscal e cível.

Como explicado na pergunta 9, o IBGE é obrigado por lei a garantir o sigilo das informações prestadas pelas empresas. Para garantir que nenhum dado individual de empresa seja divulgado, os resultados da PINTEC Semestral são divulgados apenas para o agregado de empresas de um determinado setor e nunca para uma empresa específica.