Portal PINTEC
Ícone
IBGE inicia coleta de dados da PINTEC Semestral 2023: Indicadores temáticos - Práticas ambientais

O IBGE inicia hoje a coleta de dados da quarta edição da PINTEC Semestral, que investiga indicadores temáticos relacionados às práticas ambientais nas empresas industriais brasileiras com cem ou mais pessoas ocupadas no ano de 2023. Técnicos do IBGE entrarão em contato com as empresas selecionadas para apresentar a pesquisa e esclarecer dúvidas. Após o contato telefônico, os representantes das empresas recebem um e-mail com um link para o questionário, que leva cerca de 5 minutos para ser respondido. Caso necessário, o IBGE pode entrar em contato novamente mesmo após finalizado o questionário. Como coordenador do Sistema Estatístico Nacional, o IBGE tem a incumbência legal de preservar o sigilo das informações prestadas pelas empresas, as quais serão usadas para fins exclusivamente estatísticos. A disponibilidade de estatísticas confiáveis e atuais depende, fundamentalmente, das informações prestadas. Assim sendo, se sua empresa for contatada pelo IBGE para preencher o questionário, contamos com sua imprescindível colaboração respondendo à pesquisa PINTEC Semestral com a necessária agilidade e exatidão.

03/04/2024 08:00
Ícone
IBGE, em parceria com ABDI e UFRJ, divulgarão indicadores de inovação referentes ao ano de 2022

A divulgação dos resultados do terceiro ciclo da PINTEC Semestral está prevista para ocorrer no dia 20 de março de 2024, às 10h. A pesquisa, promovida pelo IBGE em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), produz estatísticas que permitam a construção e manutenção de indicadores referentes à inovação e temas correlatos nas empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas. Embora cada ciclo ocorra semestralmente, o período de referência utilizado para a coleta dos dados é sempre anual. Nesta edição, a pesquisa contempla o panorama inovativo da indústria brasileira no ano de 2022. Em comparação ao primeiro ciclo, a PINTEC Semestral 2022: Indicadores básicos traz como novidade a investigação quanto ao uso de apoio público para inovação, além do dispêndio em atividades internas de P&D praticados por empresas inovadoras.

15/03/2024 08:00
Ícone
IBGE inicia coleta de dados da PINTEC Semestral 2022: Indicadores básicos

O IBGE inicia hoje a coleta de dados da terceira edição da PINTEC Semestral, que investiga indicadores básicos de inovação nas empresas industriais brasileiras com cem ou mais pessoas ocupadas no ano de 2022. Técnicos do IBGE entrarão em contato com as empresas selecionadas para apresentar a pesquisa e esclarecer dúvidas. Após o contato telefônico, os representantes das empresas recebem um e-mail com um link para o questionário, que leva cerca de 5 minutos para ser respondido. Caso necessário, o IBGE pode entrar em contato novamente mesmo após finalizado o questionário. Como coordenador do Sistema Estatístico Nacional, o IBGE tem a incumbência legal de preservar o sigilo das informações prestadas pelas empresas, as quais serão usadas para fins exclusivamente estatísticos. A disponibilidade de estatísticas confiáveis e atuais depende, fundamentalmente, das informações prestadas. Assim sendo, se sua empresa for contatada pelo IBGE para preencher o questionário, contamos com sua imprescindível colaboração respondendo à pesquisa PINTEC Semestral com a necessária agilidade e exatidão.

02/08/2023 08:00
Ícone
IBGE, ABDI e UFRJ divulgarão indicadores sobre tecnologias digitais avançadas, teletrabalho e cibersegurança

O IBGE divulgará, às 10 horas do dia 28 de setembro, como Estatísticas Experimentais, a segunda edição da Pesquisa de Inovação Semestral, que apresenta os resultados sobre o uso de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança nas empresas industriais brasileiras com cem ou mais pessoas ocupadas. Período de Referência 2022. Entre as principais estatísticas produzidas, a Pesquisa apresentará o percentual de empresas que usam tecnologias avançadas como big data, computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas, manufatura aditiva e robótica. Investiga-se ainda o grau de utilização dessas tecnologias por áreas/funções de negócios, os benefícios obtidos, os fatores que contribuíram e as dificuldades para adoção. No tema Teletrabalho, a pesquisa explora o uso e abrangência por áreas/funções de negócios e, no contexto da Cibersegurança, as medidas utilizadas para segurança de informação digital. A PINTEC Semestral é um Projeto resultante de parceria entre IBGE, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IE/UFRJ. O evento de disseminação ocorrerá dentro do 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria em mesa que contará com a participação de Alessandro Maia Pinheiro, (Coordenador das Pesquisas Econômicas Estruturais e Temáticas – IBGE), Perpétua Almeida (Diretora de Economia Sustentável e Inovação – ABDI), João Carlos Ferraz (Professor – UFRJ) e Besabiel Botelho (Membro do Conselho Consultivo – Bosch Brasil).

28/07/2023 08:00
Ícone
Informante tem até o dia de 30 de junho para preencher o questionário temático 2022 da PINTEC Semestral

No próximo dia 30 de junho, será encerrada a coleta da PINTEC Semestral 2022: Indicadores temáticos que investiga o uso de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança nas empresas industriais brasileiras com cem ou mais pessoas ocupadas no ano de 2022. As empresas que receberam o link para o autopreenchimento do questionário eletrônico deverão concluir a pesquisa e enviar o questionário ao IBGE até essa data. A disponibilidade de estatísticas confiáveis e atuais depende, fundamentalmente, das informações prestadas. Assim sendo, se sua empresa foi contatada pelo IBGE para responder ao questionário, contamos com sua imprescindível colaboração respondendo à pesquisa PINTEC Semestral com a necessária agilidade e exatidão.

20/06/2023 08:00
Ícone
IBGE inicia coleta de dados da PINTEC Semestral 2022: Indicadores temáticos

O IBGE inicia hoje a coleta de dados da segunda edição da PINTEC Semestral, que investiga o uso de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança nas empresas industriais brasileiras com cem ou mais pessoas ocupadas no ano de 2022. Técnicos do IBGE entrarão em contato com as empresas selecionadas para apresentar a pesquisa e esclarecer dúvidas. Após o contato telefônico, os representantes das empresas recebem um e-mail com um link para o questionário, que leva cerca de 5 minutos para ser respondido. Caso necessário, o IBGE pode entrar em contato novamente mesmo após finalizado o questionário. Como coordenador do Sistema Estatístico Nacional, o IBGE tem a incumbência legal de preservar o sigilo das informações prestadas pelas empresas, as quais serão usadas para fins exclusivamente estatísticos. A disponibilidade de estatísticas confiáveis e atuais depende, fundamentalmente, das informações prestadas. Assim sendo, se sua empresa for contatada pelo IBGE para preencher o questionário, contamos com sua imprescindível colaboração respondendo à pesquisa PINTEC Semestral com a necessária agilidade e exatidão.

05/04/2023 08:00
Ícone
Mais de 70% das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas inovaram em 2021

IBGE, ABDI e UFRJ divulgaram hoje os resultados da 1ª edição da PINTEC Semestral, que traz indicadores de inovação referentes ao ano de 2021. A pesquisa, de caráter experimental, investigou uma amostra de 1.454 empresas de médio e grande portes – acima de 100 pessoas ocupadas – das indústrias de transformação e extrativas, de um universo de 9.408 companhias com esse perfil. Os dados vão subsidiar implementação, aperfeiçoamento e monitoramento de políticas públicas e estratégias das empresas. Em 2021, a taxa de inovação no Brasil foi de 70,5%, percentual relativo às empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas que lançaram um produto ou implementaram um processo de negócios novos ou substancialmente aprimorados. Dessas, 37,8% lançaram produtos e implementaram processo de negócios novos; 20% implementaram só novos processos de negócios; e 12,7% lançaram somente novos produtos. Por faixa de pessoal ocupado, as empresas de maior porte são as mais inovadoras: as que têm 500 ou mais pessoas ocupadas têm taxa de 76,7%; as de 250 a 499, 75,3%; índice que cai para 66,6% na faixa de 100 a 249. A notícia completa pode ser visualizada em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34821-primeira-edicao-da-pesquisa-de-inovacao-semestral-encerra-coleta-de-dados-em-setembro

15/12/2022 10:00
Ícone
Primeira edição da Pesquisa de Inovação Semestral encerra coleta de dados em outubro

Empresas do setor industrial têm até o dia 14 de outubro para responder à primeira edição da Pesquisa de Inovação (PINTEC) Semestral, realizada pelo IBGE. A coleta, feita pela internet, vai permitir conhecer informações como o percentual de organizações que realizam pesquisa e desenvolvimento (P&D) e os principais obstáculos à inovação empresarial. Os resultados, relativos a 2021, estão previstos para serem divulgados em 15 de dezembro deste ano em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participam da amostra da pesquisa mais de 1.400 empresas do setor industrial extrativo e de transformação com 100 ou mais pessoas ocupadas. No primeiro semestre do ano que vem, a pesquisa volta a campo com um questionário temático, com divulgação prevista para meados de 2023. Como coordenador do Sistema Estatístico Nacional, o IBGE tem a incumbência legal de preservar o sigilo das informações prestadas pelas empresas, as quais serão usadas para fins exclusivamente estatísticos.

20/09/2022 10:00
Ícone
IBGE inicia coleta de dados da primeira edição da PINTEC Semestral

O IBGE inicia hoje a coleta de dados da segunda edição da PINTEC Semestral, que investiga o uso de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança nas empresas industriais brasileiras com cem ou mais pessoas ocupadas no ano de 2022. A disponibilidade de estatísticas confiáveis e atuais depende, fundamentalmente, das informações prestadas. Assim sendo, se sua empresa for contatada pelo IBGE para preencher o questionário, contamos com sua imprescindível colaboração respondendo à pesquisa PINTEC Semestral com a necessária agilidade e exatidão. De acordo com o coordenador de Estatísticas Estruturais e Temáticas do IBGE, Alessandro Pinheiro, a nova PINTEC segue metodologia internacional e cobrirá lacunas fundamentais. “Pretendemos continuar com a PINTEC trienal, porém este novo projeto trará dados mais rápidos e oportunos, suprindo a falta de indicadores oficiais com coleta semestral e periodicidade anual”. Técnicos do IBGE estão em contato com as empresas selecionadas para apresentar a pesquisa e esclarecer dúvidas. Após o contato telefônico, os representantes das empresas recebem um email com um link para o questionário, que leva cerca de 5 minutos para ser respondido. Caso necessário, o IBGE pode entrar em contato novamente mesmo após finalizado o questionário. Como coordenador do Sistema Estatístico Nacional, o IBGE tem a incumbência legal de preservar o sigilo das informações prestadas pelas empresas, as quais serão usadas para fins exclusivamente estatísticos.

01/08/2022 08:00
Ícone
IBGE e ABDI planejam a realização da Pesquisa Semestral de Inovação

O IBGE e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinarão convênio para realização da Pesquisa Semestral de Inovação (PINTEC Semestral). O objetivo é traçar o retrato da inovação no Brasil, ao levantar informações referentes ao investimento empresarial em Ciência, Tecnologia e Inovação no país. Os dados, quando divulgados, irão subsidiar a implementação, aperfeiçoamento e monitoramento de políticas públicas e estratégias das empresas. Serão realizados sete levantamentos em 48 meses de trabalho, prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, e o presidente da ABDI, Igor Calvet. A Pintec Semestral complementará os dados da Pesquisa Inovação (Pintec), que é realizada pelo IBGE de forma ampla a cada três anos, desde 2000. Planeja-se que empresas instaladas em território brasileiro, de qualquer segmento industrial, e que tenham 100 ou mais empregados, sejam o público-alvo da amostra semestral. O levantamento pretende ainda retratar fenômenos em andamento, a exemplo da transformação digital e do uso nas empresas de tecnologias associadas ao conceito de Indústria 4.0. O IBGE será responsável pela pesquisa de campo e pela análise dos dados, além de definir o plano amostral, elaborar o questionário e os metadados da pesquisa e capacitar os agentes e supervisores de pesquisa. À ABDI caberá o financiamento de parte do projeto e o acompanhamento técnico dos trabalhos. As duas entidades irão desenvolver conjuntamente o plano de pesquisa e determinar as metodologias que serão aplicadas. Caberá ainda ao IBGE e à ABDI a definição das estratégias de disseminação dos resultados e execução das ações de comunicação para a divulgação do instrumento e dos seus resultados.

08/04/2021 10:00